domingo, 12 de agosto de 2012

O que é considerado maltratar um animal?

Muita gente pensa que maltratar um animal é apenas bater de paulada, arrastar com uma corrente no carro ou outras tantas atrocidades que acontecem por aí e que causam comoção geral. Mas maltratar um animal não é só isso... tem muita gente que tem bicho em casa - e até diz gostar - e maltrata o animal todos os dias.


Saiba o que é considerado crime...

É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Não proporcionar ao seu animal alimentação adequada e água. 
Esses dias ouvi uma barbaridade de que gato não pode ter água disponível o tempo todo porque dá problema urinário! Isso é muito errado! É exatamente o contrário: gatos precisam de água disponível o tempo todo - fresca e limpa.

Deixar seu animal ao relento, sem abrigo, sob o sol, chuva ou frio. Antes de adotar um animal, pense nisso: você tem algum lugar pra abrigá-lo? Vai ter condições de comprar uma casinha e dar a ele todo o suporte possível? 

Mantê-l0 em corrente - algo, infelizmente, tão comum. Se vir um animal preso na corrente, converse com os seus donos e tente conscientizá-los. Corrente não é legal. Quem ama não prende!

Manter o animal em lugar anti-higiênico. Assim como você, animais gostam de viver em um lugar limpinho, sem cocôs, xixis e outras coisas por perto. 

Utilizá-lo em shows que possam lhe causar pânico ou stress.

Utilizar animais em experiência cruéis.

Agredir fisicamente um animal. 

Matar um animal (exceto eutanásia em casos específicos, como doença terminal ou muito danosa e sem possibilidade de cura). Atenção: não é só porque o seu animal está velhinho que é tudo bem fazer eutanásia, ok? É só em último caso.

Deixar seu animal vagar desacompanhado pelas ruas sem o uso de guias, permitindo que corra o risco de ser atropelado. Sim! Por mais que seu cachorro seja educadinho, ele ainda é um animal e tem instinto. Não facilite. Muitos cachorros saem para passear e não voltam nunca mais. 

Não dar atenção e carinho aos animais de estimação, privando-os de companhia e de contato humano. É simples: você não tem tempo pra dividir com um animal, então não adote um! Cachorros são muito sensíveis e sentem muito a falta de companhia. Gatos são mais ideais para pessoas que não tem muito tempo, mas também precisam de carinho e atenção.


Penalidade para maus-tratos:  1 ano a 4 anos de detenção e multa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário